Na viticultura, a manutenção mecânica do solo plantado encontra cada vez mais adeptos, em parte justificada pela discussão sobre a aplicação do herbicida não seletivo Glifosato. Para trabalhar o mais eficientemente possível, são utilizadas sobretudo combinações de equipamentos compostas por equipamentos montados entre eixos e na traseira. Manobrar com precisão nas passagens estreitas e controlar continuamente os equipamentos entre eixos de ambos os lados, juntamente com a operação de mais um equipamento na traseira requerem a máxima concentração para evitar lesões nas videiras ou danos nos sistemas de armação.
Controle mecânico de ervas daninhas com um sistema excecional

Em associação com a Braun Maschinenbau GmbH, a Fendt apresenta agora na Agritechnica 2019 um sistema global inigualável, que simplificará enormemente a condução de combinações de equipamentos, em especial com equipamentos de montagem entre eixos, permitindo um aumento da qualidade e a utilização de combinações complexas que, até à data, não eram condutíveis.
O sistema assume o controle da combinação trator/equipamento e possibilita o direcionamento automático do trator, bem como a adaptação automática permanente dos equipamentos de trabalho ao ambiente envolvente. O controle mecânico das ervas daninhas junto aos caules torna-se assim não só mais apelativo, como também permite uma maior eficiência do trabalho do solo junto aos caules e de cobertura vegetal.
Trabalho sem estresse e fatiga
A base de todo o sistema é um Fendt 200 V/F Vario, no qual é instalada uma estrutura entre eixos da Braun com elevação vertical e diferentes equipamentos de trabalho. Na traseira trabalha um triturador, também da marca Braun. Para a recolha e transferência das informações necessárias ao controle é utilizado o sistema VPA (Vineyard Pilot Assistant) da Braun. O sistema é composto por um laser, um giroscópio, a unidade de comando VPA e um terminal.
O laser deteta o meio envolvente e regista, entre outros, o contorno do terreno, as videiras e as estacas. O giroscópio (um rotor que gira a grande velocidade), que roda sobre um apoio móvel capta a posição tridimensional do trator. As informações do sistema VPA são transferidas através da interface ISOBUS para o Fendt 200 V/F Vario. O trator executa os comandos de direção e desloca-se assim, automaticamente, no centro da passagem entre linhas de videiras. Esta comunicação entre o sistema de direcionamento da Braun e o trator de via estreita funciona apenas com o Fendt 200 V/F vario. Além disso, as informações são transferidas para os equipamentos entre eixos e estes são independente controlados em termos de altura e largura. Os equipamentos trabalham assim a uma distância ideal das videiras, melhorando a qualidade do trabalho e reduzindo ao mínimo possíveis danos. O equipamento montado na traseira é adaptado em termos de largura de trabalho de acordo com as informações da digitalização. O sistema é ativado no início da linha e os equipamentos entre eixos assumem automaticamente a posição ideal para o trabalho. Esta função é, ao mesmo tempo, um sistema de segurança, para que os equipamentos não sejam colocados inadvertidamente na posição de trabalho. Com a ajuda do reconhecimento de fim de linha, os equipamentos entre eixos passam automaticamente para a posição de estacionamento.
Com este sistema global da Fendt e da Braun Maschinenbau GmbH, o condutor só tem de intervir nas cabeceiras, se necessário. Na passagem entre videiras apenas tem de controlar o sistema, pelo que o trabalho se torna muito mais tranquilo e menos cansativo. Além disso, comparativamente às deslocações sem utilização do sistema, a velocidade de marcha pode ser aumentada para aprox. mais 8 km/h, ou seja, praticamente duplicada. A utilização de combinações de equipamentos complexas traz mais vantagens consigo. O reduzido número de passagens permite não só uma poupança de tempo e de consumíveis, como também uma menor compactação do solo. Naturalmente, os componentes da combinação de equipamentos também podem ser utilizados noutras combinações, por exemplo com equipamentos entre eixos em associação com um pulverizador rebocado.
O sistema VPA para controle dos equipamentos de trabalho já está disponível, e a funcionalidade completa, incluindo o controle do trator, poderá ser obtida a partir da primavera de 2020.